Os números da dengue no Estado do Ceará não são nada animadores. Segundo boletim de maio de 2012, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA), foram notificados 30.953 casos de dengue nos 184 municípios. Destes, 14.199 foram confirmados em123 municípios (67,0%). Esses casos foram confirmados em 21 diferentes Células Regionais de Saúde (CRES). Destacam-se os municípios de Fortaleza e Juazeiro do Norte, com 9.894 (70,0%) e 854 (6,0%) dos totais de casos confirmados, respectivamente.
Os Agentes de Endemias de Mombaça iniciou o primeiro ciclo dia 02 de janeiro e terminou dia 1º de março com índice de infestação predial, no geral com 1,38%. O segundo ciclo teve inicio no dia 05 de março e concluído no dia 20 de abril com índice de infestação predial, no geral de 1,68%.
Apesar de Mombaça está no Grupo de Risco Moderado, a 18ª CRES em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde realizaram, no período de 22 a 25 de março, na Arca da Aliança em Mombaça, Curso de Atualização Para Agentes de Endemias do Programa de Controle da Dengue. Participaram o Curso, com direito a Certificados, agentes dos municípios de Mombaça, Piquet Carneiro e Deputado Irapuan Pinheiro.
Na Solenidade de Abertura do Curso estavam presentes as seguintes autoridades: Secretario Municipal da Saúde, Dr. Vauires Avelino; Assessor Técnico da 18ª CRES, Ivan Eduardo, representando a Dra. Gil; representante da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Dr. Frota; Delmo Calebe, representando a Secretaria Municipal da Educação; Iranildo Marques, representado a Secretaria de Agricultura; Cícera Evaniria (Nira), representando a Secretaria Municipal da Assistência Social; vereador Rocky Almeida, representando a Câmara Municipal; Francisco Hernaldo, Coordenador de Equipe de Educação e Saúde da 18ª CRES; vereadora Elidiana Carvalho, representando o Prefeito Wilame Alencar: Pe. Valter, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e Veridiana Araujo, Assessora Técnica do NUVET. Presentes também os representantes do Ministério da Saúde, lotados na 18ª CRES, Nogueira e Patrício.
Durante o Curso temas importantes foram estudados: Programa Estadual de Controle da Dengue; Métodos de Controle de Vetores; Noções de Entomologia; Operacionalização das Ações de Campo; Trabalhando as informações em Dengue, Direitos e Deveres dos Agentes Comunitários de Saúde – ACE, entre outros.
JTM - PAG 06 - 2ª EDIÇÃO JUNHO 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário